Precisa de ajuda com essa primeira etapa do planejamento do casamento? Vamos te ajudar.
Se você noivou recentemente, um dos primeiros passos para o planejamento de suas núpcias é escolher a data certa do casamento. Do orçamento ao tempo para a conveniência de seus convidados das flores sazonais e épocas do ano, há muito a considerar quando se trata de escolher quando casar. Não é tão fácil como encontrar um local que você gosta e escolher um sábado aleatório que está livre.
Selecionamos cinco passos fáceis de seguir para quem precisa de um pouco de orientação. confira essas dicas abaixo:
Considere o que é mais importante
Você começou a namorar em 13 de setembro e quer coincidir essa data com outro dia 13? O Outono é a sua temporada favorita? Você está totalmente apaixonada por um determinado local? Pense sobre o que é o mais importante para você e seu noivo quando se trata do seu casamento. Quer se trate de um determinado aniversário, época do ano ou evento, este dia é tudo sobre vocês dois, para escolher algo que é especial.
Imagine seu casamento
Uma vez que você começar a ter idéias para o seu casamento, uma imagem do seu evento é provável que venha para você muito rapidamente. Se você imaginar flores, que somente aparecem em uma estação do ano. Se você quer se casar ao ar livre, considere o final da primavera ou início dos meses de outono para o seu casamento. Seja qual for o tema ou vibração para o seu casamento é, uma época do ano naturalmente combinará com ele.
Saber datas a evitar
São datas que você definitivamente não deve reservar suas núpcias. Fins de semana prolongados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, Natal e Ano Novo, bem, porque muitas pessoas estabeleceram tradições e planos para esses dias. E embora as datas podem ser mais conveniente para casamentos judaicos (que muitas vezes ocorrem aos domingos para evitar o sábado), a reserva de seu casamento durante um fim de semana de três dias pode causar uma dor de cabeça para seus convidados que já têm planos ou aqueles que querem evitar Custos elevados de viagem. (Uma exceção pode ser Destinations Weddings, neste caso, seus convidados podem ter a oportunidade de viajar durante um período em que eles terão alguns dias de folga de qualquer maneira.)
Leve seus convidados em consideração
Cada casamento tem convidados que são um pouco mais importantes do que outros, considere isso quando escolher uma data. Seu pai é um contador que está atolado no trabalho em março e abril? Seu melhor amigo é um professor que só está disponível durante as férias? Você tem membros idosos da família que podem ser incapazes de viajar durante o inverno? Pense em seus VIPs de casamento e pergunte-lhes quais datas podem ou não funcionar para suas núpcias antes de reservar um local.
Pense no seu orçamento
Certas épocas do ano são mais caras para se casar do que outros, por isso, se o orçamento é uma preocupação, considere casar durante a entressafra. O meses mais caro geralmente é maio, quando os locais, os floristas, os boleiros, os DJs, e o fotógrafo custam mais. O sábado é também o dia mais popular (e assim caro!).
Casar na semana? Se você está realmente querendo poupar muito dinheiro, considere casar em uma quinta-feira, sexta-feira ou domingo.
Vantagens e desvantagens de cada mês para marcar a data do casamento.
Janeiro – é com certeza o mês menos disputado. Depois de tanto gastar no Natal, poucos tem dinheiro para uma festa como essa e pode ser a sua chance de pagar menos e tem datas mais livres em fins de semana. Em algumas cidades, como região norte e nordeste, é bacana para casamentos a céu aberto porque está bem distante do período de chuvas. Mesmo que as chuvas aconteçam, costumam ser passageiras. Um dos grandes problemas de janeiro, contudo, é justamente o calor. Para noivas com vestido princesa e véus longos, vai ter problemas.
Fevereiro – saída da verão intenso e com clima mais ameno, é um bom período para quem adora flores tropicais. E com o Brasil todo pensando no carnaval, mais uma vez você terá chances de conseguir os melhores descontos em casas de festas. O cuidado deve estar apenas na agenda dos convidados, se muitos não vão aproveitar o feriado prolongado de carnaval para viajar. Para casamentos abertos não é uma boa pedida, pois as chuvas de outonos em diversas cidades atrapalham bastante.
Março – é o mês das orquídeas, por isso elas ficam mais baratas, se é seu interesse pagar menos por essas flores de cor lilás tão belas. O clima está mais ameno e a chegada do inverno deixa algumas cidades muito mais refrescantes. Um bom mês para fazer casamentos porque não é dos mais disputados, com baixa de buffets e vestidos de noiva também. Mudança de coleções nas boutiques de noivas, então os descontos em vestidos e roupas para noivos podem ser ainda maiores.
Abril – chuvas são constantes na maior parte do país e sem data certa, mas ainda é um bom mês pelo clima mais frio, em especial em cidades nordestinas. Para casamento na praia, já começa a se tonar inviável a data. Nas casas de festa a data começa a ficar disputada e os preços começam a subir, por isso planejar antecipadamente a reserva é uma boa pedida.
Maio – o mês mais querido para as noivas brasileiras. Há noivas que chegam a pagar o dobro do valor neste mês apenas para ter a data dos sonhos.
Junho – as chuvas vão atrapalhar em diversas cidades o casamento, por isso transporte e localização devem ser bem estudados. Há cidades que ficam inundadas, é o inverno em seu auge. As flores são raras então as floriculturas em sua maioria trabalham com preços mais caros pelo estufamento. Também é um mês de baixa disputa nas cidades mais chuvosas, então os preços podem ficar mais em conta.
Julho – por ser mês de férias escolares, seus convidados podem querer viajar e muitos pais aproveitam a data para viajar com os filhos, por isso a agenda da lista de presentes pode ser um tanto reduzida. Para algumas cidades do país, como em Santa Catarina, o frio domina, então um casamento a céu aberto ou na beira mar se tornam inviáveis. Os preços são mais em conta em alguns espaços pela baixa procura.
Agosto – o mês do calendário apelidado de “mês do trabalhador” porque não tem feriados. Uma das vantagens de agosto é estarmos nas portas da primeira, com muitas flores de época desabrochando e caindo de preço. As chuvas devem cessar um pouco e o clima fica agradável na maior parte do país. Época de pechinchar na decoração e conseguir bons descontos em vestidos de noiva para alugar ou comprar também, pois as lojas estão mudando de coleção nas próximas semanas.
Setembro – é o segundo mês mais caro do ano para casar. Motivo? Primavera, ausência de calor intenso, sem chuvas e decoração linda. Espaços com jardins são raros com agenda vazia neste mês, sendo por isso de custo elevado uma data. A preferência é casar pela manhã neste período. O clima agradável da estação das flores é um ótimo convite para as noivas.
Outubro – o verão chegou, e não de forma tão intensa. O mês anda com agenda lotada no Brasil em casamentos e cada vez mais disputado. Também é o mês dos lírios, por isso há quem ame este mês mais que tudo para marcar a data do casamento. Os preços dos espaços e serviços relacionados são bem mais caros.
Novembro – esta é a época das lavandas, lindas para casamentos tradicionais como o estilo provençal. O clima é agradável e alguns feriados tornam a vinda de parentes distantes mais querida. Contudo, é uma data disputada porque já não há mais chuvas e o verão está em seu ápice. É o mês mais quente do ano em algumas cidades do Brasil, e isso deve ser pensado pela noiva, tanto para seu conforto como dos convidados.
Dezembro – organizar uma festa de casamento em dezembro exige altos custos. Tudo fica mais caro porque você está disputando espaços com empresas em confraternização, festinhas de fim de ano e não só casamentos. Os buffets costumam cobrar muito mais caro quanto mais se aproxima do Natal. As formaturas de universidades também roubam a cena nesta época, então é preciso se antecipar um pouco para fechar os melhores preços. Filmagens e fotografia em especial sobem de peso porque diversos eventos estão relacionados com a época.
Fonte: http://www.thedailymeal.com